Blog Demolição

Quando a demolição é recomendada?

demolição recomendada

A demolição é um processo muito elaborado e que exige bastante experiência dos profissionais - Demolidoras - para que seja realizada de maneira segura e efetiva. Muitas pessoas, ao se deparar com um imóvel que já não tem nenhuma serventia, ficam em dúvida se devem demolir ou reformá-lo, algo que pode custar muito dinheiro e não trazer o retorno esperado, afinal, a reforma pode exigir demolição em algum momento.

Então, no texto de hoje, separamos alguns momentos onde a demolição é recomendada, para que você analise se o seu caso em específico merece ser analisado por essa ótica ou se é mais interessante reformar aquele imóvel ou edifício. Veja abaixo informações que trouxemos sobre esse assunto!

Momentos onde a demolição é recomendada

Para facilitar o entendimento, trouxemos alguns momentos onde a demolição é recomendada e onde ela, inclusive, é indicada. São muitos casos onde a reforma do edifício não é a ideal, por isso, veja abaixo quais são para que você não perca dinheiro com algo que não trará benefícios:

1- Idade do imóvel e estado de conservação

Aqui neste tópico, vamos falar especificamente de imóveis que estão muito velhos, mas que não representam nenhuma riqueza ao patrimônio histórico do país. Afinal, edifícios antigos, porém, que foram bem construídos, devem ser preservados! Nesse caso, estamos falando de imóveis cuja construção é antiga e mal feita, o que significa que o prédio está em um estado de degradação muito grande, onde a reforma necessária iria descaracterizar completamente o local e custar muito mais caro do que a demolição.

Só vale a pena manter um imóvel intacto se for possível fazer a chamada restauração, trazendo suas características originais à tona. Quando a reforma dessa maneira é impossível, a demolição é o melhor caminho.

2- Se há riscos do imóvel cair

Se temos um imóvel com muitos anos de construção, que não pode ser reformado e que ainda causa riscos de queda, a solução mais efetiva é demolir, afinal, nada poderá ser aproveitado - ou, se houver aproveitamento de materiais, é possível demolir manualmente e salvar alguns deles, como azulejos antigos, por exemplo.

Prédios altos devem ser ainda mais investigados na hora de se optar por reformas, porque eles podem estar com a estrutura muito danificada e causar uma tragédia enquanto há tentativas de reformá-lo. No geral, se há riscos, é melhor demolir.

Esses são apenas dois motivos onde demolir é melhor do que reformar. Mas, é preciso sempre procurar ajuda de especialistas e verificar se o imóvel não possui algum tipo de riqueza histórica antes de haver a mudança completa de fachada. No geral, imóveis privados que estão em desgaste estrutural podem ser demolidos sem problemas!


voltar ao blog

shape