Terraplanagem: tudo que você precisa saber para o sucesso dessa etapa

A terraplanagem ou terraplenagem é uma etapa extremamente necessária na construção de edifícios, estradas ou, até mesmo, para evitar possíveis acidentes com o solo.

Negligenciar essa etapa pode trazer muitos riscos para a construção e para as pessoas envolvidas, podendo causar acidentes graves.

Ao longo deste artigo, vamos explicar o que é e para que serve a terraplanagem, além da importância de optar por uma boa empresa na hora de iniciar o serviço de terraplanagem em suas obras.

O que é terraplanagem?

A terraplanagem é um procedimento do ramo da construção civil que serve para nivelar o terreno e deixá-lo plano, evitando acidentes e resolvendo possíveis problemas antes mesmo de iniciar a construção.

Como funciona o procedimento de terraplanagem?

Para realizar a terraplanagem, é necessário ter a avaliação de profissionais para determinar a necessidade do procedimento e onde será realizado. Em alguns casos, pode até ser necessário fazer um levantamento topográfico da região.

Há vários procedimentos que podem compor essa etapa, dependendo do terreno. Alguns deles são:

  1. escavação: quando é necessário retirar a terra em excesso do local.
  2. destocamento: algumas obras podem ser dificultadas por excesso de árvores ou plantas do local, então esse procedimento é realizado para essa retirada.
  3. drenagem: retirada de água.
  4. aterramento: em terrenos com pouca terra, é realizado o aterramento para suprir sua falta. Geralmente é usada a terra vermelha.
  5. demolição ou remoção: também faz parte da terraplanagem e nada mais é do que a retirada de edifícios ou restos de construções prévias do local.
  6. compactação do solo: é o ato de aumentar a densidade do solo com rolos compressores, para reduzir a quantidade de ar.

O procedimento necessário vai depender do que o profissional escolhido julgar ser mais eficiente para aquela obra.

Qual o tempo médio de duração da terraplanagem?

A terraplanagem é extremamente importante para garantir o sucesso da obra. O tempo de duração de um serviço de terraplanagem vai depender muito do terreno, do procedimento e das condições externas.

Geralmente, dura em torno de 40 a 90 dias, mas em alguns casos pode chegar a 180 dias.

Quais os equipamentos mais utilizados na terraplanagem?

Os equipamentos exigidos para o procedimento podem variar imensamente. Alguns dos mais utilizados são:

Todos esses equipamentos são caros e exigem manutenção, que também tem um alto custo.

Além dos valores a serem investidos, o próprio procedimento requer mão de obra capacitada e precisa atender a critérios bem específicos que são exigidos pelo poder público.

Por isso, muitas construtoras procuram terceirizar o serviço, optando por uma empresa especializada, a fim de ter um procedimento bem feito e sem custos exacerbados.

Por que se preocupar com esse procedimento?

Em qualquer construção, é necessário ter cuidado com todas as etapas e todos os procedimentos, por lidar diretamente com a segurança e vida de pessoas.

Seja na construção de casas, edifícios, galerias ou qualquer outro tipo em alvenaria, a terraplanagem, sem dúvida, é uma das etapas mais importantes, pois é com esse procedimento que são lançadas as bases e fundações de um projeto.

Por isso, se realizada incorretamente, pode acarretar diversos problemas e até comprometer toda a construção.

A não execução dessa etapa ou sua má execução pode resultar em:

  • Rachaduras ou desabamentos
  • Um terreno desnivelado
  • Acidentes
  • Risco da obra ser embargada pelo poder público

O que pode acontecer caso seja feita incorretamente?

Infelizmente, muitas pessoas não levam a sério a importância de um profissional para realizar a terraplanagem e acabam optando pela opção mais “barata”.

Mas o barato pode sair caro. Ao falhar em preparar o local da construção, o resultado pode ser desastroso.

Optar por não fazer a terraplanagem pode trazer enormes prejuízos econômicos, bem como deslizamento de terra e erosão, que podem gerar rachaduras, danos à estrutura e colocar vidas em risco.

Além disso, todo o projeto da construção pode ser embargado pela justiça caso seja detectado que haja riscos presentes ou que esteja sendo feito de forma ilegal.

A preparação correta do terreno garante a segurança da estrutura e de todos que venham a utilizá-la, além de impedir possíveis problemas com a justiça e de garantir que a construção esteja de acordo com as normas e leis locais.

Serviço de terraplanagem: escolha uma empresa de confiança

Já frisamos a importância não somente de optar por fazer a terraplanagem, mas também de ela ser feita corretamente, visando prevenir possíveis acidentes e prejuízos econômicos.

Para evitar todos os possíveis resultados ruins, é necessário escolher uma empresa comprometida e confiável para serviços de terraplanagem para sua construção.

É importante contratar uma empresa com experiência no ramo de construção, que tenha bons materiais e busque atender às necessidades do seus clientes.

Demolidora Fortaleza: terraplanagem e outras soluções para seu projeto

Precisa de uma empresa confiável para seu procedimento de terraplanagem? A Demolidora Fortaleza é sua escolha ideal.

Somos uma empresa com mais de 50 anos de experiência no ramo de soluções construtivas. Buscamos sempre fazer o melhor para o projeto e atender às necessidades do cliente.

Além de realizar a análise do local, com uma equipe de profissionais capacitados, realizamos nivelamento, compactação de solo, aterro, desaterro e serviços de terraplanagem de grande porte.

Utilizamos equipamentos modernos e confiáveis e deixamos o terreno limpo e preparado para sua construção.

Veja outras postagens
demolidora empresa de demolição demolições
Central de Atendimento

(11) 5924-9600

Redes Sociais

 
Proporcionar aos nossos clientes a tranquilidade e a segurança através da prestação de serviços com qualidade, ética, eficiência, gentileza e atendimento diferenciado é o nosso maior diferencial.
Ap 3:8: "Eu o conheço bem! Você não é forte, mas tem procurado obedecer e não tem negado o meu Nome. Portanto eu lhe abri uma porta que ninguém pode fechar."