Terraplanagem: tudo o que você precisa saber [GUIA COMPLETO]

Construir uma casa ou um prédio envolve diversos processos que vão além do desenho e escolha do terreno. Para a boa execução da construção, é necessário realizar a terraplanagem, que nada mais é do que a preparação do terreno.

E é para que você entenda melhor o que é e como funciona esse processo essencial em todas as construções que nós reunimos as informações abaixo. Continue a leitura do texto para saber de maneira detalhada como funciona a terraplanagem.

O que é terraplanagem e para que serve?

Como o próprio nome diz, a terraplanagem é a colocação ou a retirada de terra para deixar um terreno plano, resolvendo uma série de problemas que podem dificultar a construção.

Para que esse processo seja realizado de forma adequada, um pouco de terra é retirada de uma parte mais alta do terreno e depositada na parte mais baixa, com a ajuda de equipamentos especiais e também com um cálculo preciso do quanto de terra precisa ser retirado (corte) e depositado (aterro) para que ele fique plano.

Existem diversos métodos para se fazer a terraplanagem, mas o mais utilizado é o que utiliza a escavação mecânica. Para este processo são usadas diversas máquinas, como é o caso dos tratores, que fazem uma terraplanagem mais superficial e também ajudam na compressão da terra.

Neste método são feitas operações de escavação com transporte, espalhamento e compactação de terras, cujo objetivo é atender projetos topográficos, movimentando quantidades de solo para reforçá-lo ou torná-lo seguro.

Outro método muito comum é a escavação hidromecânica, que utiliza diversas máquinas, como por exemplo a escavadora hidráulica. Este equipamento usa a água para realizar a terraplanagem, fazendo a sucção da terra juntamente com o líquido.

método utilizado para fazer terraplanagem pode variar de acordo com o tipo do projeto. E, para trazer mais eficiência no preparo da terra para o início da construção, é possível combinar, por exemplo, o método hidráulico com o mecânico.

O que é terraplanagem na construção civil?

Podemos dizer que a terraplanagem é de extrema importância para construção civil, pois ela é a base da maioria das obras. Esse método é primordial para uma obra ser iniciada e deve ser realizado com a supervisão de bons profissionais a fim de evitar problemas futuros como erosão e deslizamento de terra.

Para conseguir realizar a terraplanagem são necessários diversos equipamentos como máquinas retroescavadeiras, pás carregadeiras e tratores de esteira que conseguem realizar o nivelamento do solo de maneira eficiente e muito mais rápida do que aconteceria caso o trabalho fosse feito de forma manual.

É importante ter em mente que, dependendo do grau de complexidade exigido para tornar o solo perfeito, o custo da terraplanagem pode chegar a até um quinto do custo total da construção. Por isso é fundamental, antes de escolher um terreno, fazer uma consulta com um profissional desta área para descobrir qual o melhor método para o local em questão.

Como é feita a terraplanagem?

Uma vez feito o estudo completo do seu terreno, avaliando além do aclive e do declive outros pontos importantes como o tipo de solo e a resistência para suportar as cargas nas fundações, é chegada a hora de escolher o melhor método de terraplanagem e as máquinas que serão usadas.

As principais técnicas de terraplanagem são:

  • Aterramento: é quando o espaço precisa receber terra, sendo a mais utilizada a terra vermelha;
  • Escavação: é feita apenas quando é necessária a retirada do excesso de terra;
  • Destocamento: é a retirada de restos de árvores ou de plantas;
  • Drenagem: retirada de água;
  • Demolição ou remoção: para terrenos que já contam com uma edificação e que precisa ser derrubada para dar lugar a outra;
  • Compactação do solo: quando são utilizados rolos compressores para gerar estabilidade ao terreno.

Quanto tempo demora para fazer a terraplanagem?

tempo que leva para realizar a terraplanagem varia de acordo com as características do solo. Quanto maior, mais acidentado ou complexo for um terreno, maior é o tempo necessário para concluir essa fase.

Outros fatores que interferem no tempo é a limpeza do local, além do regime atmosférico e de precipitação, uma vez que um volume elevado de chuvas compromete o trabalho.

É possível dizer que o processo todo leva, em média, de 40 a 90 dias para ser executado. Porém, pode chegar a 180 dias ou mais, dependendo da dimensão da área e do volume de terra a ser escavado, transportado e aterrado.

Quanto custa a terraplanagem de um terreno?

Para ter uma ideia de quanto custa fazer terraplanagem de um terreno é necessário levar em conta diversos fatores, que incluem desde o tipo de terreno até o prazo de execução. Tudo isso deve ser considerado no cálculo.

Podemos listar como os principais fatores que podem interferir no orçamento da terraplanagem.

Fatores que interferem no orçamento

  • Tamanho da área: esse é um dos elementos que mais pesa nesse tipo de serviço, pois quanto maior o terreno que precisa ser terraplanado, mais caro ficará o orçamento.
  • Árvores no terreno: essa é uma questão muito importante e delicada, pois não basta apenas cortar as plantas, é necessária a autorização da prefeitura da cidade. E esse processo também deve ser levado em conta.
  • Quantidade de recortes a serem feitos no terreno: na hora de fazer o cálculo da terraplanagem, também é preciso levar em conta a quantidade de recortes a serem feitos no terreno. Quanto maior o volume a ser retirado ou colocado, mais caro o processo irá ficar. Esse tipo de serviço costuma ter um valor mais elevado pois é extremamente delicado e minucioso. É importante lembrar que qualquer terra que seja retirada errada pode comprometer os terrenos vizinhos, gerando problemas futuros.
  • Análise topográfica: durante esse procedimento, que também é considerado no orçamento de terraplanagem, são identificadas todas as características do espaço, como tipo de solos e até mesmo se há algum lençol freático perto da superfície. Ele é fundamental para evitar problemas, pois se houver um lençol freático perto da superfície, por exemplo, será necessário um processo de deslocamento ou até mesmo de drenagem.
  • Quantidade e tipos de máquinas utilizadas: dentro desse fator que interfere nos valores da terraplanagem é preciso considerar os gastos com o transporte de tudo até o local.
  • Prazo para realização do serviço: um serviço de urgência costuma ser mais caro. Além disso, caso o processo de terraplanagem seja muito complexo e necessite de vários dias para ser executado, o valor também ficará mais alto.

Dito isso, podemos salientar que o preço médio da terraplanagem é de R$ 6.000 para um terreno em torno de 190 m². Entretanto, é preciso saber que esse preço pode variar muito de acordo com os fatores citados acima.

Quais máquinas são utilizadas na terraplenagem?

Para fazer a terraplanagem da melhor maneira possível é necessário utilizar algumas máquinas pesadas. Dentre as diversas opções disponíveis no mercado, as mais requisitadas são:

Escavadeira hidráulica para terraplenagem

Ela é indicada para operadores experientes, mesmo tendo sua operação facilitada por dois joysticks. Ela é utilizada como equipamento pesado dedicado à escavação de materiais e é apenas um dos processos necessários para a obtenção de material para realizar um posterior aterro ou, até mesmo, fazer o rebaixamento de um local com excesso de material.

Carregadeira para terraplenagem

A carregadeira é uma espécie de trator que possui na sua parte dianteira uma caçamba para carregamento de materiais. Ela pode ser utilizada na escavação, entretanto, por ser uma máquina pesada, costuma ser usada para carregamento de materiais, sendo este preferencialmente solto. Ela é essencial na terraplanagem, pois é utilizada para grandes volumes de materiais e oferece uma produção eficiente.

Retroescavadeira para terraplenagem

É um equipamento pesado extremamente eficiente e versátil. Podemos dizer que ela é o resultado da união entre uma carregadeira e uma escavadeira hidráulica e, geralmente, é dedicada a pequenos serviços de terraplenagem ou manutenção de canteiros. A retroescavadeira é considerada o equipamento ideal para escavação de valetas e carregamento de pequenos caminhões devido à sua versatilidade e por possuir caçambas de diversos tamanhos.

Rolo Compactador para terraplenagem

O rolo compactador é a máquina pesada que confere adensamento ao solo. Após descarregamento do caminhão, o solo solto se deforma e pode atrapalhar o pavimento ou o produto final da obra de terraplenagem. Existem diversos tipos de rolo compactador, podendo ser estes rolos: vibratórios (que se dividem em dois tipos de cilindro: o rolo vibratório pata (ou rolo pé-de-carneiro) ou rolo vibratório liso), pneumáticos ou estáticos. Cada equipamento tem a sua aplicação, porém a finalidade de todos eles é a mesma: compactar determinado tipo de material.

Motoniveladora para terraplenagem

A motoniveladora é mais voltada para acabamentos finos e cortes de pequena profundidade, sendo utilizada preferencialmente em obras rodoviárias, entretanto não se restringindo a este tipo de aplicação. Entre as principais vantagens desta máquina vale destacar a otimização de serviços como: preparo dos canteiros de obras, limpeza de pista, construção de barragens e aberturas de estradas. Esta é uma das opções de máquina para terraplenagem mais essenciais para as obras de terrapleno.

Trator Agrícola para terraplenagem

O trator agrícola é um dos equipamentos para terraplenagem mais capazes de transformar potência mecânica em trabalho no solo. Sempre acoplado a um implemento, ele serve para arrastar objetos que atrapalham a construção, facilitando, o trabalho de todos.

O que pode acontecer caso a terraplanagem seja mal feita?

Infelizmente, não é todo mundo que leva a sério o processo de terraplanagem e todos os procedimentos necessários. Assim, acabam contratando os serviços sem a orientação de um profissional especializado ou optam por aquele com o melhor preço. O resultado de uma terraplanagem mal feita pode ser bem desastroso, além de colocar a sua obra em risco.

Podemos citar entre os problemas mais comuns trazidos por esta situação a erosão e o deslizamento de terra, principalmente nos terrenos nas encostas de morros que são bastante inclinados. Outro ponto que merece atenção redobrada é em relação à inclinação segura do terreno para evitar a descida de barreiras.

Também é necessário estar por dentro de como funciona o código de obras da cidade, analisando as exigências e impedimentos construtivos em áreas inclinadas, evitando que a obra seja embargada mesmo com a terraplanagem realizada de maneira correta.

Vale ainda se atentar para as questões que envolvem a retirada da vegetação, pois é importante conferir se aquela não é uma área de preservação, bem como obter a licença de corte. E uma solicitação especial também deverá ser feita caso você tenha que realizar o descarte de materiais.

Veja outras postagens
Terraplanagem na zona leste demolidora na zona leste são paulo joão doria
Central de Atendimento

(11) 5924-9600

Redes Sociais

 
Proporcionar aos nossos clientes a tranquilidade e a segurança através da prestação de serviços com qualidade, ética, eficiência, gentileza e atendimento diferenciado é o nosso maior diferencial.
Ap 3:8: "Eu o conheço bem! Você não é forte, mas tem procurado obedecer e não tem negado o meu Nome. Portanto eu lhe abri uma porta que ninguém pode fechar."