Terraplanagem: Quais as vantagens de terceirizar essa etapa da obra

Na hora de fazer uma construção, é importante ter um bom projeto e máxima visibilidade sobre o que deve ser executado. Contudo, antes de dar início à estrutura, é necessário preparar o solo e garantir que todos os passos serão feitos da maneira correta.

Para isso, há os processos da terraplanagem. Se forem feitos corretamente, o resultado é benéfico para todos os envolvidos. Portanto, saiba mais sobre a importância dessa etapa e entenda a vantagem de terceirizar o processo.

QUAL É IMPORTÂNCIA DA TERRAPLANAGEM NA OBRA?

 

A terraplenagem ou terraplanagem é, de certo modo, o ponto de partida de qualquer construção segura. Isso porque ela prepara o terreno para receber a parte estrutural da obra e, portanto, está diretamente ligada à sua segurança.

Pular a etapa significa, potencialmente, comprometer a aprovação da construção em fases futuras. Em quase todos os casos, a não realização ou a atuação incorreta leva à necessidade de retrabalhos e consertos.

Tudo isso contribui para extrapolar o orçamento e o cronograma da obra. Com mais custos, ela se torna menos viável e, eventualmente, menos segura.

POR QUE A TERRAPLANAGEM DEVE SER UMA PREOCUPAÇÃO DO ENGENHEIRO?

 

Tão importante quanto reconhecer o preço para terraplanagem ou os equipamentos, por exemplo, é entender a relevância dessa fase. Basicamente, ela influencia em toda a segurança que a obra terá.

Por ser no solo em que fica a estrutura principal e a fundação, ele precisa ser bem preparado para que o projeto de construção civil possa ser seguido. Sem o cuidado de compactação, por exemplo, o terreno pode ceder fazendo com que a estrutura construída seja impactada causando rachaduras ou até mesmo ocasionando desabamento alguma estrutura.

Já a falta de nivelamento faz com que haja desregulamento nas alturas e até no visual construtivo. Portanto, não se pode abrir mão dessa etapa a fim de ter uma obra segura e realmente eficiente.

EM MÉDIA QUANTO TEMPO DEMORA ESSA ETAPA NA OBRA?

 

O processo referente ao solo de uma construção tem uma duração que varia de acordo com as suas características. Quanto maior, mais acidentado ou complexo for um terreno, mais elástico é o tempo que é necessário para concluir a fase.

Nesse período, também está inclusa a limpeza total, de modo que o ambiente possa ser usado. O regime atmosférico e de precipitação é outra influência, pois um volume elevado de chuvas compromete o trabalho.

Em média, o processo demora de 40 a 90 dias. Porém, pode chegar a 180 dias ou mais, dependendo da dimensão da área e do volume de terra a ser escavado, transportado e aterrado.

EXISTE DIFERENÇA PARA OBRAS DE INFRAESTRUTURA E CONSTRUÇÃO CIVIL?

A princípio, as obras de infraestrutura e de construção civil seguem os mesmos preceitos. Depois da elaboração do projeto, a terraplanagem é feita para garantir que o terreno esteja adequado para receber as modificações.

Há muitos casos em que as etapas da construção civil se mostram mais complexas. Afinal, erguer um prédio exigirá muito mais do solo do que criar galerias ou cuidar das tubulações de determinada região. No entanto, em terraplanagens de estradas, por exemplo, demanda-se muito mais material do que em construções prediais. O mesmo pode-se dizer sobre a construção industrial (ou seja, em relação à terraplanagem de complexos industriais ou galpões).

Por outro lado, as obras de infraestrutura muitas vezes são fiscalizadas pelo poder público, exigem licitação e acompanhamento rigoroso. Nesses casos, todo o processo de terraplanagem precisa ser feito seguindo padrões muito específicos para que haja a aprovação e conclusão.

PORQUE TERCEIRIZAR A ETAPA DE TERRAPLANAGEM?

 

Ao mesmo tempo em que a terraplenagem é importante, ela pode ter um alto custo. É preciso ter a mão de obra capacitada, bem como os equipamentos certos. Em grandes obras, imprevistos são praticamente inevitáveis e comprometem a execução conforme o planejamento.

Por causa de tais fatores, vale a pena terceirizar essa parte. Ao contratar uma empresa especializada, é possível ter o que é preciso para que tudo aconteça sem problemas.

Além de oferecer um tempo menor de conclusão, gera economia, melhora a qualidade e permite que o foco interno da equipe fique em outras etapas igualmente cruciais. Assim, há um ganho de eficiência e de competitividade no processo construtivo a partir da terceirização da terraplanagem.

Como a terraplanagem é crucial, precisa ser feita corretamente e de um jeito eficiente. Para obter os melhores resultados, considere terceirizar essa realização e aproveite os benefícios.

Veja outras postagens
terraplenagemterra para terraplanagemtopografia e terraplenagemterraplanagem custoempresas de pavimentação e terraplenagemkaviterraterraplanagem volta redonda
Central de Atendimento

(11) 5924-9600

Redes Sociais

 
Proporcionar aos nossos clientes a tranquilidade e a segurança através da prestação de serviços com qualidade, ética, eficiência, gentileza e atendimento diferenciado é o nosso maior diferencial.
Ap 3:8: "Eu o conheço bem! Você não é forte, mas tem procurado obedecer e não tem negado o meu Nome. Portanto eu lhe abri uma porta que ninguém pode fechar."