Descubra como a terraplenagem importante para o sucesso da obra

terraplenagem é importante por ser um processo que busca tornar a terra ou um determinado terreno plano. É utilizada principalmente em terrenos que possuem declives e que podem causar problemas na hora de construir. Em geral, a principal função da terraplenagem é aperfeiçoar os terrenos, principalmente com o objetivo de nivelar, encher e retirar o excesso do solo existente. O que pouca gente sabe é que uma construção é mais do que desenhar a obra e erguê-la no terreno, envolvendo muitos processos que são essenciais para a boa execução da construção. E um desses processos é a terraplenagem.

terraplenagem é importante

A terraplanagem é o ponto de partida de qualquer construção segura, ela prepara o terreno para receber a parte estrutural da obra e, portanto, está diretamente ligada à sua segurança. Pular essa etapa significa, potencialmente, comprometer a aprovação da construção em fases futuras, mostrando como a terraplenagem é importante para o sucesso da obra. Em quase todos os casos, a não realização ou a atuação incorreta leva à necessidade de retrabalhos e consertos. Isso contribui, muitas vezes, para extrapolar o orçamento e o cronograma da obra. Com mais custos, ela se torna menos viável e, eventualmente, menos segura.

Leia também: Compactação do Solo: entenda a técnica usada na terraplenagem

Por ser no solo em que fica a estrutura principal e a fundação, ele precisa ser bem preparado para que o projeto de construção civil possa ser seguido. Sem o cuidado de compactação, por exemplo, o terreno pode ceder fazendo com que a estrutura construída seja impactada causando rachaduras ou até mesmo ocasionando desabamento alguma estrutura. Já a falta de nivelamento faz com que haja desregulamento nas alturas e até no visual construtivo. Portanto, não se pode abrir mão dessa etapa, a terraplenagem é importante a fim de ter uma obra segura e realmente eficiente.

Para que o trabalho de terraplenagem seja feito corretamente é necessário contar com dois estudos detalhados da área, que incluem os projetos geométrico e o geotécnico. O projeto geométrico é aquele que faz a definição das linhas e cotas de terraplanagem, ou seja, um desenho da área. O projeto geotécnico embora tenha uma grande importância não costuma ser realizado em todos os terrenos o que pode comprometer o projeto.

Leia também: Terraplenagem ou Terraplanagem? Saiba qual expressão usar

Apesar de ser uma ação necessária em toda obra da Construção Civil, o setor de terraplenagem ainda encontra como obstáculo a falta de costume dos profissionais em realizar investigações para elaborar projeto geotécnico com qualidade, seguindo as normas brasileiras, mesmo diante de tantas constatações de que a terraplenagem é importante para o sucesso de qualquer empreendimento. 

Vale lembrar que alterações na topografia de uma área exigem que a empresa que realizará o serviço submetam o projeto à aprovação de órgãos estaduais e federais. A empresa de terraplanagem deverá estar inscrita no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA e ter um responsável técnico pela empresa e pelos serviços. É importante que o processo seja feito por profissionais qualificados e competentes. Isso porque a terraplenagem é importante, e se mal feita pode causar uma série de problemas, como erosão e deslizamento de terra.

Veja outras postagens
terraplanagem guarulhos terraplanagem franca sp empresa de terraplanagem sp terraplanagem sp zona leste terraplanagem zona sul sp terraplanagem sp zona norte terraplanagem sp zona sul
Central de Atendimento

(11) 5924-9600

Redes Sociais

 
Proporcionar aos nossos clientes a tranquilidade e a segurança através da prestação de serviços com qualidade, ética, eficiência, gentileza e atendimento diferenciado é o nosso maior diferencial.
Ap 3:8: "Eu o conheço bem! Você não é forte, mas tem procurado obedecer e não tem negado o meu Nome. Portanto eu lhe abri uma porta que ninguém pode fechar."