Afinal, o que é terraplanagem e para que serve?

Na hora de construir seja uma casa ou um prédio comercial, muitas são as técnicas que podem ser usadas para a preparação do terreno e entre elas está a terraplanagem. Você sabe o que é terraplanagem e quando essa técnica é indicada na obra? Continue a leitura para saber mais sobre o assunto.

O que é terraplanagem?

A terraplanagem, como o próprio nome indica, é a colocação ou a retirada de terra para deixar um terreno plano, resolvendo diversos tipos de problemas que podem dificultar a construção.

Para que a seja feita um pouco de é retirado de uma parte mais alta do terreno e depositada na parte mais baixa, tornando-o plano, com o uso de equipamentos especiais e também com um cálculo preciso do quanto de terra precisa ser retirado (corte) e depositado (aterro).

Antes de fazer a terraplanagem, é muito importante que o terreno esteja limpo, sem detritos e vegetação (como árvores, toras de madeira, pedras e outros itens), para que as máquinas consigam trabalhar de forma adequada.

Quais as indicações para a terraplanagem?

Na prática, podemos definir o que é terraplanagem como uma das principais técnicas da engenharia civil, ajudando na criação de obras de engenharia de solo (como estradas de ferro, rodovias, barragens, canais e valas), no nivelamento de áreas em desenvolvimento para a construção, na abertura de depósitos minerais e na fundação para edifícios e estruturas erguidas a partir de outros materiais.

O que definirá (ou não) a necessidade da terraplanagem é: o perfil do terreno, as cotas abaixo ou acima dos níveis da rua e também o grau de dificuldade para executar a terraplanagem.Se, por exemplo, o seu terreno tiver cotas muito abaixo (em declive) ou muito acima (em aclive) das cotas da rua, um serviço de terraplanagem poderá ser necessário.

o que é terraplanagem

De qualquer forma, somente um engenheiro civil ou um profissional de topografia podem lhe dizer com certeza se você terá ou não que contratar este serviço para a sua obra.

Como a terraplanagem é feita?

O primeiro passo depois de saber o que é terraplanagem é fazer um estudo completo do seu terreno, avaliando além do aclive e do declive outros pontos importantes como o tipo de solo e a resistência para suportar as cargas nas fundações.

Somente a partir deste estudo é que o melhor método de terraplanagem será definido, bem como os tipos de máquinas que serão usados, que podem ser pás escavadeiras, retroescavadeiras e tratores de esteira.

Os métodos usados geralmente variam entre:

  • aterramento: quando é preciso fazer a colocação de terra no terreno, sendo a terra vermelha a mais usada;
  • escavação: quando a terra é retirada do local;
  • destocamento: retirada de restos de árvores ou de plantas;
  • drenagem: retirada de água;
  • demolição ou remoção: para terrenos que já contam com uma edificação que precisará ser retirada;
  • compactação do solo: com o uso de rolos compressores, busca-se gerar mais estabilidade para o procedimento.

Além de tudo isso, existem outras características que precisam ser muito bem analisadas, por exemplo, um terreno com desnível para o fundo pode exigir mais dos profissionais de terraplanagem, já que, algumas vezes, é preciso construir um muro de arrimo ou de sustentação e só depois preencher o espaço com terra e compactá-la.

O que pode acontecer caso a terraplanagem seja mal feita?

Infelizmente, nem todo mundo se atenta para o que é terraplanagem e todos esses passos, e acabam contratando os serviços de terraplanagem sem a orientação de um profissional especializado, ou ainda querem tornar este serviço “mais barato”, optando por soluções pouco profissionais.

O resultado pode ser bem desastroso e colocar a sua obra em risco. Os problemas mais comuns trazidos por esta situação são a erosão e o deslizamento de terra, principalmente nos terrenos nas encostas de morros que são bastante inclinados. Nestes locais, inclusive, também pode ser necessário fazer uma boa drenagem das águas da chuva, além da construção de muros para contenção de terras. Outro ponto que merece cuidado é em relação à inclinação segura do terreno (taludes) para evitar a descida de barreiras.

O profissional ainda precisa saber exatamente como é o código de obras da cidade, analisando as exigências e impedimentos construtivos em áreas inclinadas, o que evita que, mesmo com a terraplanagem, a obra seja embargada.

Antes de fazer a retirada da vegetação, também é importante conferir se aquela não é uma área de preservação, bem como obter a licença de corte. Uma solicitação especial também deverá ser feita caso você tenha que realizar o descarte de materiais.

Veja outras postagens
demolidora empresa de demolição demolições
Central de Atendimento

(11) 5924-9600

Redes Sociais

 
Proporcionar aos nossos clientes a tranquilidade e a segurança através da prestação de serviços com qualidade, ética, eficiência, gentileza e atendimento diferenciado é o nosso maior diferencial.
Ap 3:8: "Eu o conheço bem! Você não é forte, mas tem procurado obedecer e não tem negado o meu Nome. Portanto eu lhe abri uma porta que ninguém pode fechar."